Máquinas e Equipamentos para Jateamento

O jateamento com abrasivo é um método de trabalho a frio que consiste no arremesso de partículas a elevadas velocidades visando a remoção de elementos contaminantes, obtenção de acabamento superficial pré-determinado ou o aumento de resistência à fadiga de peças sujeitas a tensões cíclicas (shot peening). Conforme a finalidade desejada, projetamos e fabricamos uma ampla gama de equipamentos e/ou máquinas de jateamento.

Vantagens/Benefícios do Uso de Máquinas de Jateamento

  • Redução nos custos de produção;
  • Melhor condição de inspeção e pintura;
  • Aumento da vida útil das ferramentas;
  • Melhoria nos processos de soldagem;
  • Menor poluição interna;

Máquinas de Jateamento para Remoção de Contaminantes

Este processo é utilizado em:

  • Peças fundidas – para remoção de areia, rebarbas e carepas de fundição (camadas espessas de óxidos depositadas sobre a superfície de um metal);
  • Laminados, chapas, perfis, barras, fios, etc. – para limpeza, decapagem e remoção de carepas;
  • Forjados – para remoção de carepas;
  • Peças submetidas a tratamento térmico – para remoção de carepas geradas no processo;

Máquinas de Jateamento para Obtenção de Acabamento Superficial

Utilizado para limpar ou dar polimento a uma superfície ou melhorar a ancoragem/ aderência da tinta em uma dada superfície aumentando a qualidade da pintura ou para emborrachamento, etc.

Shot Peening

É um processo mecânico de jateamento cuja principal finalidade é provocar o aumento da resistência à fadiga em peças submetidas a esforços repetitivos/ tensões cíclicas, que passam a ter um significativo aumento na sua vida útil depois que submetidas a este processo.

Os equipamentos para shot peening são semelhantes aos de jateamento, possuindo alguns componentes específicos para melhorarem o controle do processo. Esses componentes controlam, basicamente, a velocidade de arremesso do abrasivo, sua quantidade e granulometria, para que possam ser atendidas as especificações técnicas exigidas pelo cliente (cobertura, Almen e tensão residual) e garantida a repetibilidade do processo.

Aplicações:

  • Peças submetidas a tensões cíclicas, como engrenagens, eixos, molas planas e helicoidais, barras estabilizadoras, e outras peças sujeitas a esforços cíclicos que possam apresentar danos originados pela fadiga;

Stress Peening

É uma forma particular de shot peening, onde as peças são submetidas ao jato abrasivo sob tensão, proporcionando resultados ainda melhores do que os obtidos com a simples aplicação do shot peening.

Jateamento Strees Peening

Saiba mais sobre o Produto